segunda-feira, 17 de setembro de 2012

ADIANTAMENTO NO CAPÍTULO PORTAL DA LUZ DO NORDESTE nº 05 15/09/2012



 No dia 14 de setembro (sexta), realizou-se cerimônia de adiantamento no Capítulo Portal da Luz do Nordeste nº 5 do Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil (SGCMRAB), sediado em João Pessoa-PB. Foram Adiantados ao Grau de Mestre de Marca os Mestres Maçons Antonio de Souza Santos Filho, Giovani Ribeiro Granjeiro (do Grande Oriente da Paraíba), João Florindo Batista Segundo (da A.'.R.'.L.'.S.'. José Rodovalho de Alencar nº 2912, do Grande Oriente do Brasil-Paraíba) e Roberto Maia Cavalcanti (da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba). Os trabalhos foram presididos pelo Companheiro Evaristo José Braga Cavaltanti, Sumo Sacerdote do Capítulo.

Quando exaltado ao Terceiro Grau, o Mestre está qualificado a ingressar em muitas outras organizações maçônicas. Tais Ritos e Ordens são em conjunto frequentemente designados “Altos Graus” e fornecem interpretações mais detalhadas de vários conhecimentos maçônicos. Em todo o mundo as duas escadas de ascensão aos Altos Graus mais populares são a do Rito Escocês Antigo e Aceito (com seus 33 graus) e a do Rito de York.

Dá-se o nome de Real Arco ao conjunto de Graus Capitulares do Rito de York (também chamado de Rito americano; não confundir com o Emulation Craft, equivocadamente chamado de York inglês). Esse sistema ritualístico tomou sua atual forma a partir de 1797, por intermédio do Irmão Thomas Smith Webb (1771-1819).

O Rito de York é composto pelo conjunto de 13 degraus iniciáticos, pois não se usa referência de números para os graus. São eles:

Graus Simbólicos: Aprendiz, Companheiro e Mestre.

Graus Capitulares: Mestre de Marca, Past Master, Mui Excelente e Maçom do Real Arco.

Graus Crípticos: Mestre Real, Mestre Escolhido e Super Excelente Mestre.

Ordens de Cavalaria: Ordem da Cruz Vermelha. Ordem de Malta e Ordem dos Cavaleiros Templários.

O SGCMRAB teve sua carta constitutiva outorgada pelo General Grand Chapter em 2001, o qual é um dos Corpos Maçônicos mais tradicionais e o com maior número de membros em todo o mundo. Os primeiros Grandes Capítulos americanos datam de 1797. A partir de 1799, o corpo formado pelos diversos Capítulos passou a ser reconhecido como General Grand Chapter of Royal Arch Masons, acrescentando International a partir de 1954.

O SGCMRAB foi o primeiro Corpo maçônico brasileiro a aceitar Irmãos das três obediências regulares; seu atual Grande Sumo Sacerdote é o Companheiro Rosselberto Himenes. Para os Graus Crípticos, o Brasil já possui o Grande Conselho de Maçons Crípticos do Brasil e para as Ordens de Cavalaria, as devidas Comanderias, de forma que no país o Mestre Maçom já pode galgar todos os demais degraus da escada do York.

O ingresso pode se dar por convite, indicação ou a pedido do candidato, o qual deve comprovar sua situação de regularidade junto à Potência simbólica da qual é membro.

Maiores informações aqui.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário